Varizes
O tratamento de varizes consiste na cirurgia de varizes com Endolaser, uma grande inovação tecnológica no tratamento de varizes. Diferentemente da técnica tradicional, neste tratamento não é necessário remover a veia para tratar as varizes.
O Endolaser está indicado no tratamento das veias safenas internas e externas, conforme avaliação do cirurgião vascular.
De forma simplificada, podemos dizer que as varizes são dilatações de veias superficiais que apresentam dificuldade de circulação sanguínea, no trajeto de retorno do sangue ao coração.
As varizes podem assumir diferentes tamanhos e espessuras. As mais finas, também chamadas microvarizes ou telangiectasias, sequer deixam calosidades na pele. Já aquelas de maiores dimensões podem implicar problemas de saúde mais graves. Por isso é importante procurar ajuda médica quando as varizes surgem.
Vantagens da cirurgia de varizes por Endolaser
Comparado a cirurgia convencional, diversas são as vantagens para o paciente:
-
Diminuição de dor e hematoma pós-operatórios
-
Menor tempo de recuperação pós-operatória
-
A técnica é menos agressiva e evita a fleboextração traumática
-
Retorno mais rápido às atividades rotineiras diárias
-
Cirurgia realizada sem incisão da pele e com mínimo trauma cirúrgico
O tratamento por Endolaser
A cirurgia de varizes com Endolaser é uma técnica que permite o tratamento de varizes de maiores dimensões. O Endolaser utilizado também é conhecido simplesmente como “tratamento a laser”.
A principal indicação deste tipo de cirurgia de varizes é a oclusão de veias safenas doentes em pacientes que apresentam dores e inchaços nas pernas. Com o propósito de tratar o quadro apresentado, a veia a ser tratada é puncionada com o auxílio da visualização com Ecodoppler.
A técnica consiste em introduzir uma microfibra ótica no segmento venoso doente e, sob o acompanhamento do Ultrassom vascular intraoperatório, a veia é totalmente fechada (ablação térmica por laser), deixando a veia inativa, e, com o passar do tempo, será absorvida naturalmente pelo organismo.
A cirurgia de varizes com Endolaser substitui a tradicional cirurgia de retirada das safenas doentes (ou insuficientes), que é mais desconfortável para o paciente por requerer incisões na região da virilha e tornozelos.
Para o paciente, a principal vantagem desse procedimento é possibilitar o retorno precoce (4 a 7 dias) às atividades rotineiras, principalmente porque não ocasiona hematoma profundo no trajeto da veia safena, não necessita incisão na virilha.
O Dr. Francis Vogel realiza essa técnica melhorando o resultado estético e funcional. Claro, na consulta é avaliado qual será o tratamento mais adequado para cada veia atingida. O objetivo sempre será reabilitar a saúde vascular do paciente.
A recuperação da cirurgia de varizes com Endolaser
Após a conclusão da cirurgia de varizes com Endolaser, alguns cuidados serão necessários pelo período de 1 semana:
-
Repouso, as atividades do dia-dia podem ser realizas com moderação
-
Usar meias elásticas para estimular a circulação sanguínea nas pernas
-
Evitar exposição solar e exercícios físicos intensos
-
Seguir uso de medicamentos prescritos pelo médico