Trombose Venosa Profunda
Na trombose venosa profunda o sangue coagula dentro das veias, formando um trombo no interior de uma veia profunda, obstruindo o sistema venoso. A trombose pode acontecer em qualquer veia do corpo, porém, é mais comum nas veias dos membros inferiores. Na maioria das vezes, os pacientes apresentam inchaço associado a dor. A trombose venosa requer atenção imediata, pois, se não tratada, um fragmento de coágulo pode se desprender e viajar para os pulmões, causando a embolia pulmonar.
Dentre as principais causas para o seu surgimento, podemos citar:
-
Imobilidade prolongada por internação hospitalar, viagens longas, imobilização por fraturas, repouso após cirurgias e pacientes acamados.
-
Predisposição genética
-
Idade avançada
-
Obesidade
-
Nas mulheres, na gestação e também nos primeiros 2 meses após o parto
-
Câncer
-
Quimioterapia
-
Tabagismo
-
Hormonioterapia
-
Varizes
O diagnóstico é feito com uma Ultrassonografia com Doppler Colorido, que conseguirá definir a extensão da trombose e quais os segmentos venosos acometidos.
Tratamento de trombose venosa profunda
O tratamento de trombose venosa profunda é clínico na maioria das vezes e precisa de acompanhamento por um cirurgião vascular.
O objetivo do tratamento é facilitar a reabsorção do coágulo pelo organismo, evitar sua progressão e diminuir as chances de ele soltar e resultar em embolia pulmonar. Para isso, são utilizados medicamentos anticoagulantes.
Além disso, para a melhora dos sintomas e para diminuir as chances de síndrome pós-trombótica, é necessário o uso das meias elásticas de compressão graduada. Elas ajudam a diminuir o inchaço na perna e também a dor causada pela trombose. Analgésicos também são prescritos para aliviar a dor.