Doenças Arteriais
As doenças arteriais, são doenças vasculares que afetam as artérias, cuja função é transportar sangue rico em oxigênio do coração para os tecidos do organismo. As artérias são vasos vitais para a circulação do sangue, daí a importância que assumem as doenças arteriais, que geralmente bloqueiam a condução do sangue do coração para o resto do corpo.
Muitas doenças das artérias não causam sintomas nas fases iniciais, por esse motivo é importante a realização de um check up vascular.
Aneurisma aórtico torácico ou abdominal
O aneurisma é uma dilatação anormal de uma artéria. É muito frequentemente encontrado na aorta, o principal vaso sanguíneo que sai do coração. Chamamos "aneurisma aórtico abdominal" quando se localiza abaixo do diafragma.
Os aneurismas pequenos não representam ameaça na maioria dos casos, mas colocam a pessoa em risco por outros problemas, como: depósitos de placa aterosclerótica podem se acumular onde o aneurisma está; um coágulo pode se formar e então se soltar e ficar preso em algum outro lugar, o aneurisma pode ficar maior e pressionar outros órgãos, o que causa dor e como a parede da artéria é esticada e mais fina, ela pode se romper subitamente, o Diâmetro é um dado importante a ser considerado, após um certo tamanho os riscos de ruptura aumentam.
O tratamento de aneurisma aórtico em alguns casos pode ser feito com cirurgia endovascular, um procedimento minimamente invasivo. Neste procedimento, é realizado o implante de uma endoprótese no local do aneurisma, através de um cateter inserido na artéria da região inguinal.
Oclusões arteriais
Nas oclusões arteriais ocorre a redução súbita do suprimento de sangue aos tecidos, resultando em isquemia de intensidades variáveis, e até necrose.
Quaisquer que sejam suas causas, as oclusões arteriais têm grande importância clínica, seja pela morbidade do acidente, seja por indicarem a existência de doença arterial degenerativa, inflamatória ou de fontes emboligênicas.
O tipo de tratamento proposto irá depender de alguns fatores como o grau de comprometimento isquêmico e a causa da oclusão arterial.
Pé diabético
O pé do paciente com diabetes pode estar relacionado à doença arterial. O diabetes é um fator de risco para a aterosclerose. Nesta doença verifica-se a formação de placas de aterosclerose (gordura) nas artérias, que podem levar à oclusão dos vasos. Alguns doentes diabéticos com as artérias ocluídas poderão queixar-se de dor na perna depois de caminharem alguns metros. Com as artérias ocluídas existe uma menor quantidade de sangue no pé. Assim, se um paciente diabético possuir uma ferida no pé, esta pode não cicatrizar porque não existe sangue. O paciente tem maior risco de complicações. O tratamento do pé diabético é complexo e multiprofissional
Quando as feridas não cicatrizam pela falta de sangue é necessário desobstruir as artérias. Estas poderão ser resolvidas por cirurgia de Bypass ou dilatadas por balão, com ou sem colocação de Stent, uma rede de metal que ajuda a manter as artérias abertas.